10/04/06

Programação Dia Mundial da Dança 2006

A necessidade de implementação de uma política cultural integrada que assuma a arte contemporânea como um elemento fundamental no desenvolvimento da sociedade portuguesa foi o estímulo para a criação da Rede - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea. Consciente das especificidades da sua área e dos seus limites, a REDE contacta com outras linguagens artísticas e outras áreas do pensar e do fazer. É a criação destas cumplicidades que reforça o sentido do seu trabalho e que permitiu a organização de um encontro no Porto e outro em Lisboa respectivamente nos dias 29 e 30 de Abril.

A Maratona – Dia Mundial da Dança, bem como um espaço para conversas abertas, realizar-se-ão no Balleteatro, Porto, em conjunto com a Plateia - Associação de Profissionais das Artes Cénicas; o Debate Informal com convidados terá lugar no dia seguinte no Teatro Camões, sede da CNB.

Quanto ao encontro de 29 gostaríamos que fosse um dia de festa e de encontro onde fosse possível atravessar trabalhos de criadores diversos não seleccionados e ainda encontrar espaço para trocar ideias e abrir as ligações tanto no interior da comunidade artística que trabalha por todo o país como nos cidadãos em geral, tantas vezes afastados da realidade que move e faz mover a Dança Contemporânea Portuguesa.

Em relação ao debate do dia 30 de Abril pensámos em discussão e reflexão sobre políticas culturais, sublinhando a importância de identificar questões e perspectivar estratégias a médio e longo prazo.

O ano passado abordámos a formação profissional já que ela constrói o centro da comunidade garantindo a sua vitalidade. Este ano, o Estatuto Profissional e a Descentralização são as áreas a merecer um debate aprofundado. Dois temas estruturantes de cujo desenvolvimento e implementação depende não apenas a Dança Contemporânea Portuguesa mas todo o sector cultural – a dignificação social e laboral dos profissionais do espectáculo e a criação de novos pólos de desenvolvimento cultural e estabelecimento de redes de circulação de espectáculos por todo o país.

Foram endereçados convites à nossa Ministra e ao Secretário de Estado da Cultura, à direcção do I.A., aos representantes de todos os Grupos Parlamentares, aos Delegados Regionais da Cultura, à Associação Nacional de Municípios, aos Sindicatos e a outros responsáveis políticos, a vários representantes da comunidade artística, a programadores e a outros agentes culturais de vários pontos do país.

29 de Abril, sábado, Balleteatro Auditório, Porto CONVERSAS MARATONA

Organização: REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea e PLATEIA associação de profissionais das artes cénicas.

11h - Conversas com os participantes da maratona / Moderadora - Inês Nadais (jornalista)

15h - MARATONA Performance e Vídeo

Performances de: Ainhoa Vidal, Alex Campos, Andreas Dyrdal, Bernardo Chatillon, Cinira Macedo, Índio Queiroz, Isabel Barros, Joana Providência, João Costa, Joclécio Azevedo, Laura Bañuelos, Maité Castro, Margarida Agostinho, Maria Belo Costa, Maria João Garcia, Maria Manuela Marques, Mariana Lemos, Mário Afonso, Melissa Rodrigues, Miguel Bonneville, Paulo Henrique, Pedro Carvalho, Rita Menezes, Rui Chaves, Sofia Arriscado, Vera Mantero, Vera Santos, Victor Hugo Pontes, Yann Gibert.

Vídeos de: Andrea Gabilondo, Clara Andermatt, Cristiana Rocha, Filipa Francisco, Filipe Viegas, Francisco Camacho, Ivo Serra, João Samões, Né Barros, Paulo Henrique, Rafael Alvarez, Rui Horta, Sílvia Real.

Produção Executiva - BALLETEATRO, FÁBRICA DE MOVIMENTOS, NEC - Núcleo de Experimentação Coreográfica

30 de Abril, domingo, Teatro Camões, Parque das Nações, Lisboa Debate informal

Organização: REDE - Associação de Estruturas Para a Dança Contemporânea / Apoio: Teatro Camões

Moderadora - Maria José Oliveira (jornalista) Observador - Tiago Bartolomeu Costa (crítico de arte)

1º Painel (das 11 às 13 horas) "O Estatuto do Profissional do Espectáculo" Cristina Santos – Direcção da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, Directora do Forum Dança Ada Pereira da Silva – Direcção da PLATEIA - Associação de Profissionais das Artes Cénicas, Directora da Cassiopeia e Produtora Carmen Santos – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculo, Actriz Comissão de Trabalhadores da Companhia Nacional de Bailado (representante a confirmar) Luís Gonçalves da Silva – Mestre em Direito, Assistente da FDL e Membro da ERC; Coordenador da Reforma Laboral dos Profissionais dos Espectáculos (XVI Governo Constitucional). 2º Painel (14.30 às 17 horas) "A Descentralização Cultural e a Dança" Orlando Farinha – Subdirector do Instituto das Artes Américo Rodrigues – Director Artístico do Teatro Municipal da Guarda Graça Passos - Membro da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea e Directora do CENTA - Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas - Vila Velha de Ródão Rui Horta - Membro da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea e Director Artístico da estrutura "O Espaço do Tempo" - Montemor-o-Novo Para além dos convocados para os painéis foram ainda convidadas pessoas que, pelo trabalho efectuado no âmbito da cultura, serão por certo dinamizadoras dos conteúdos em discussão: Manuel Coelho – Presidente e Vereador da Cultura da CM de Sines Paulo Alexandre Fernandes – Vereador da Cultura da CM do Fundão Amaral Lopes - Vereador da Cultura da CM de Lisboa Representantes dos Grupos Parlamentares do PCP, PSD, PS, Os Verdes, BE Delegações Regionais da Cultura do Norte e Centro SIARTE - Sindicato das Artes e Espectáculo Ana Coelho - Artemrede – Teatros Associados Paula Varanda - Instituto das Artes Clara Martins - Instituto das Artes Paulo Carretas - Instituto das Artes/ Programa Território Artes Gil Mendo - Escola Superior de Dança/ Culturgest Maria de Assis - Fundação Calouste Gulbenkian Madalena Vitorino - Centro de Pedagogia do CCB Idalina Conde – Socióloga José Laginha - DEVIR Sérgio Pelágio - Produções Real Pelágio Leonor Barata – Directora Ócios e Ofícios (Lousã) e Bailarina Daniel Tércio - Crítico de Dança/FMH Cláudia Galhos – Jornalista Lucinda Canelas - Jornalista RAMPA - Colectivo Informal de Estruturas e Criadores

Sem comentários: