22/01/11

2011 - Luto pela Cultura


A REDE – associação de estruturas para a dança contemporânea irá desenvolver durante o ano de 2011 uma acção de carácter simbólico que alerta para a necessidade de se pensar a cultura como um bem comum a ser defendido por todos. A acção consiste na criação de um logótipo a ser distribuído e utilizado em diversos formatos, integrando materiais informativos, websites ou outras formas de divulgação e servindo como forma de protesto visual a marcar o momento em que vivemos.
Procuramos chamar a atenção para a necessidade de uma reflexão urgente e aprofundada sobre o estado da cultura em geral e particularmente sobre a necessidade da defesa do direito à produção e fruição da criação artística. A palavra luto é aqui utilizada não só no sentido da adaptação perante um perda, mas sobretudo no sentido de uma luta a travar pelo respeito à cultura e pela diversidade cultural.
O logótipo poderá ser solicitado à REDE e poderá ser utilizado e divulgado por todos os artistas, instituições e cidadãos que quiserem participar e nos ajudar a divulgar esta iniciativa.
Esta acção servirá como fio condutor do plano de actividades da REDE em 2011, numa relação transversal com outras acções a serem desenvolvidas durante o ano.

3 comentários:

Varazim Teatro disse...

Olá Boa Tarde,
Gostaria que nos enviassem informação sobre a campanha para vt@varazimteatro.org

O logotipo a utilizar é o que está aqui exibido?

Aguardamos retorno.
Obrigada

Joana Soares
Pel'O Varazim Teatro

Anónimo disse...

e que tal, além destas acções de protesto, incitar os artistas a não assinarem as declarações (de 'má fé') em que teatros ou instituições pedem/exigem aos artistas que prescindam dos seus direitos de autor? direitos que são inalienáveis.

é bonito querer o sector cultural financiado, mas esses subsídios e apoios não são garantia para a maior parte dos artistas.

porque não exigir que um direito, que é inalienável, seja efectivado com remuneração financeira? porquê compactuar com a 'má fé' de teatros e instituições de orelhas baixa e mergulhados na ignorância?

o pagamento de direitos de autor, por parte das entidades programadoras, permite, nem que seja grão a grão, a que os artistas tenham um pouco mais de idenpendência e a qualidade de vida que merecem.

obrigada.
helena

Anónimo disse...

АлармОбнинск - интернет магазин и установочный центр дополнительного оборудования на автомобиль. Автосигнализации, мотосигнализации, иммобилайзеры, парктроники, мультимедиа, штатные магнитолы, ксенон и многое другое. Мы готовы предоставить вам консультацию о нашей продукции, приобретении товара, установке в нашем центре и гарантии каждый день с 10:00 до 19:00.
Звоните (48439) 5-63-48, сот. 8-906-644-91-91, беспл. по России 8-800-555-98-60
http://alarmobninsk.ru/